
ADN
“A identidade é o ADN das empresas” Joan Costa
O genoma empresarial é o conjunto de genes que uma empresa pode utilizar para se diferenciar da concorrência, para ser competitiva e inovadora e procurar a liderança dentro do seu segmento de atuação.
Uma marca vale o que representa
É evidente a dificuldade dos produtos, das marcas e dos serviços em significar qualquer coisa para alguém. Esta é mais uma das razões que levaram as empresas a abrir-se à comunicação. Porque uma coisa é o produto ou o serviço, outra é a sua identidade e outra ainda a sua comunicação. As empresas investem cada uma parte cada vez maior do orçamento nas acções de comunicação corporativa e na integração dos instrumentos necessários.
Inovação
O design promove a inovação e procura as melhores soluções para apresentar os produtos e serviços.
Significa que a comunicação apresentada estará em conformidade com os desejos do consumidor de forma surpreendente e criativa.
Comunicação
A importância da comunicação é um consenso para a maioria dos novos empreendedores.
Um designer que consiga desenvolver o conceito da marca conseguirá transmitir a sua posição no mercado da maneira mais adequada para o público na qual esta está focada, criando uma relação mais próxima, sólida e verdadeira.
Design Gráfico
O Design Gráfico é a extensão da comunicação, uma comunicação só terá o impacto necessário se o grafismo da mesma corresponder. Focado nos significados dos elementos, tenta mostrar a importância da comunicação que está a ser transmitida através das cores, tipografia, imagem e das hierarquias, isto é, o que se deve ver primeiro e o que deve ver em último lugar.
Valor da marca
O logótipo é a primeira imagem que temos de uma empresa, se transmitir os valores que esta quer representar mais impacto terá no mercado em que está inserida, pois o publico alvo vai sentir uma maior empatia. Para isto é preciso um bom Designer pois este vai saber como “desenhar” a marca da melhor maneira para aquele mercado específico.
Fonte
Costa, Joan, (2011) Design Para os Olhos: Marca, Cor, Identidade e Sinalética